LIVRO: GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
07/08/2019

Aconteceu na noite do dia 26 de junho de 2019 na Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte o Lançamento do Livro Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Um Panorama em Minas Gerais. 

 

Participam do quadro autoral do Livro o advogado especialista e mestrando Reinaldo Caixeta Machado e o Prof. Dr. Salomão Santana Filho, ambos professores da Unicerp e sócios proprietário da Agrosolos, bem como o advogado Ayrton Humberto Lima, colaborador da empresa.

 

Este livro disserta sobre o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Estado de Minas Gerais e conta com a participação dos Professores Reinaldo e Salomão e de vários outros especialistas e estudiosos sobre o assunto. 

 

A obra reuniu ao todo são 34 capítulos sob a coordenação do Dr. José Cláudio Junqueira, professor da Escola Dom Helder. A publicação aborda questões relevantes como a evolução da gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais; a gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos estratificada por territórios de desenvolvimento; o diagnóstico da destinação final em áreas receptoras de resíduos da construção civil e volumosos no Estado de Minas Gerais; e o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU): elaboração e implementação do Bolsa Reciclagem em Minas Gerais.

 

Além destes, a apresentação abordou o uso do amianto no Brasil: impactos na saúde, no ambiente e a atual legislação; e ainda os temas: rejeitos da mineração e seus impactos no meio ambiente; a gestão de resíduos sólidos das atividades de mineração no âmbito do licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais; além de retratar as recentes alterações na legislação minerária estadual.

 

O lançamento teve a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Anderson Aguilar, do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das águas (Igam), Marília Mello, e da gerente de Resíduos Sólidos Urbanos da Feam, Denise Bruschi, além de professores e vários mestrandos e egressos do programa de pós graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola Superior dom Helder. Cerca de 100 pessoas de várias áreas de conhecimento participaram do evento de lançamento.

Voltar para a Lista de Artigos