MONITORAMENTO E RESGATE DE FAUNA E FLORA

Conforme a Instrução Normativa nº 146, de 10 de janeiro de 2007, a implantação de um empreendimento requer medidas de proteção a biodiversidade afim de manter o progresso de forma sustentável. A AgroSolos Agronomia e Meio Ambiente atua nesse segmento executando os Programas de Monitoramento e Resgate para o Meio Biótico – Fauna e Flora, terrestres e aquáticos.

O monitoramento avalia a condição dos organismos no ambiente antes da implantação e acompanha a adequação dos seres vivos as novas condições do ambiente, permitindo que medidas preventivas ou mitigadoras sejam tomadas, caso alguma alteração no comportamento e biologia dos alvos do monitoramento seja notada, durante ou após a implantação do empreendimento. Essas atividades contam com uma equipe multidisciplinar de especialistas, e consideram as interações ecológicas entre os grupos e indivíduos, além de suas características específicas.

O resgate geralmente é desenvolvido durante a implantação do empreendimento. Nessa fase, a equipe da AgroSolos coleta os organismos – animais ou vegetais – em seu habitat, dentro da área que será afetada pelo empreendimento. Os indivíduos coletados são registrados, marcados, recebem cuidado para manutenção de sua saúde e são destinados a uma área de soltura que tem características semelhantes ao ambiente adequado a sua espécie.