A Outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, no entanto, essa autorização não dá ao usuário a propriedade de água, mas, sim, o direito de seu uso. Portanto, a outorga poderá ser suspensa, parcial ou totalmente, em casos extremos de escassez, de não cumprimento pelo outorgado dos termos de outorga, por necessidade premente de se atenderem aos usos prioritários e de interesse coletivo, dentre em outras hipóteses previstas na legislação vigente.
Alguns dos principais projetos de outorga executados pela AgroSolos:
- Captação Direta (Rios, Repesas, etc.);
- Captação em Barramento;
- Outorga de Uso Insignificante;
- Poço Tubular/ Poço Artesiano;
- Projetos de Barragens;
- Outorga para Mineração;
- Dentre Outras.
PROJETO DE BARRAGENS
Barragem pode ser definida como sendo um elemento estrutural, construída transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água.
Os objetivos que regem a construção de uma barragem são vários e os principais se resumem em :
a) aproveitamento hidrelétrico
b) regularização das vazões deo curso d’água para fins de navegação
c) abastecimento doméstico e industrial de água
d) controle de inundações
e) irrigação
Os objetivos acima citados poderão ser explorados individualmente ou em conjunto. Se, por exemplo, uma barragem é implantada com a finalidade imediata de obtenção de energia elétrica, outras atividades ditas secundárias poderiam ser também desenvolvidas correlatamente. Assim é que os aspectos como recreação, piscicultura, saneamento, etc., são comumente desenvolvidos.